PROJETO QUEBKIMUSIC
MÚSICA E EDUCAÇÃO
Projeto de música
integrado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof.ª Hilda Vieira
CLAUDEMIR ANDRADE QUEIROZ
BELÉM-PA
2013
RESUMO
O projeto Quebkimusic surgiu na ideia
de ajudar os menos favorecidos elevando sua auto estima e camaradagem entre as
pessoas de uma comunidade. Surgiu na Marambaia numa unidade militar que mais
tarde passou a integrar as escolas locais e que agora será desenvolvido na
E.E.E.F. Prof.ª Hilda Vieira e trabalhará com crianças, jovens e adultos com o
objetivo de ultrapassar as teorias musicais e alcançar um resgate social,
interpessoal e moral das pessoas envolvidas com o propósito de ajuda-las na alfabetização letramento e integração dessas pessoas a sociedade
paraense por meio da escola e da associação comunitária onde elas farão um concerto musical na escola .
SUMÁRIO
1. IDENTIFICAÇÃO......................................................................................5
2. APRESENTAÇÃO.....................................................................................5
3. JUSTIFICATIVA
.......................................................................................5
4. OBJETIVOS..............................................................................................7
5. PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS.................................................8
6. RECURSOS
.............................................................................................9
7. CRONOGRAMA
DE AÇÕES....................................................................9
8. CONSIDERAÇÕES
FINAIS....................................................................12
9. REFERÊNCIAS
......................................................................................13
1
- IDENTIFICAÇÃO:
TÍTULO:
MÚSICA E EDUCAÇÃO
SUBTÍTULO: Projeto de
Música Integrado na E.E.E.F. Prof.ª Hilda Vieira
ORIENTADOR: Acadêmico do
ultimo ano em Pedagogia Claudemir
Andrade Queiroz supervisionado pela Prof.ª Dr.ª Silvia Sueli Santos da Silva
ESCOLA:
E.E.E.F. Prof.ª Hilda Vieira
Público
alvo: 30 alunos da E.E.E.F Prof.ª Hilda Vieira e voluntários da comunidade do
bairro da Marambaia e adjacentes na
faixa de idade de 07 a indeterminado.
Período
de Execução do Projeto: 01 de fevereiro a 15 de dezembro de 2013.
2 -
APRESENTAÇÃO
O projeto QUEBKIMUSIC
será desenvolvido na E.E.E.F.
Prof.ª Hilda Vieira localizado na Tv.
Marapanim, no bairro da Marambaia, que oferece turmas do ensino fundamental e
EJA, como partes de atividades + educação e fins de semana na escola.
O projeto tem o objetivo de envolver
crianças, jovens e adultos em uma proposta de arte educação, por meio da música,
uma vez que a música tem a característica de envolver a todos, suscitando quase
sempre reações de surpresa em razão da descoberta de habilidades musicais ao
longo do processo de ensino e educação.
3 -
JUSTIFICATIVA
A presença da música na educação
é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento
do ensino. Esse projeto buscará através do fazer musical, desenvolver nas
crianças, jovens e adultos a sensibilidade, a percepção, a observação, a
criatividade para proporcionar melhores condições de aprendizagem e o
desenvolvimento da autoestima.
Através da música os conteúdos e conceitos são
trabalhados de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos apreciados por
crianças, jovens e adultos, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma
forma mais prazerosa.
De acordo com o pensamento da pedagoga e especialista no ensino de
música, Maria Lúcia Cruz Suzigan "A Música estimula áreas do cérebro não
desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral" (2001).
Assim, realizar esse tipo de trabalho possibilitará melhorar a sensibilidade
dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao
processo de alfabetização e ao raciocínio lógico e matemático como também a
outras disciplinas.
Diante da importância
que o gênero musical proporciona é necessário trabalhar a música em sala de
aula, buscando contemplar uma grande parcela da sociedade. Para isso é preciso parcerias
com outras instituições que possibilite o financiamento de projetos para
ofertar o ensino da música no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Devido à
falta de incentivos e políticas públicas que permitam esse aprendizado nas
escolas e em especial as escolas situadas na zona periférica da cidade,
torna-se muito pequeno o universo de alunos contemplados com o ensino de
música.
De acordo com o
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e Fundamental (1998) a
ludicidade proporciona “acionar os seus pensamentos para resolução de problemas
que são importantes e significativos” além de criar “um espaço no qual a criança pode
experimentar o mundo e interiorizar uma compreensão particular sobre as
pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos”. Dessa maneira o estudante
aprenderá brincando e aprenderá a lidar com regras de perder e ganhar que são
experiências como essas que ajudam bastante no desenvolvimento do ser
humano que futuramente, na vida adulta
poderá enfrentar situações difíceis e terá que saber lidar com elas.
A música contribuirá significativamente
no processo de ensino aprendizagem e também na escolarização em nível
fundamental, tanto o lado social e até mesmo o profissional uma vez que a
música possibilitará apresentações individuais em determinados eventos da sociedade.
Esse projeto expressa uma
forma inovadora de aprendizagem através
do resgate das cantigas de rodas e parlendas, onde serão cantadas e faladas, as
lendas paraenses de uma forma lúdica na educação de crianças, jovens e adultos
por se tratar de um projeto que articula a formação educacional dos alunos como
também à valorização e o fortalecimento da aprendizagem, uma vez que está agrupado
o ensino formal de ensino com o projeto de música, contribuindo dessa forma
para o desenvolvimento pessoal e familiar já que os cursos serão oferecidos
gratuitamente aos participantes da escolarização tanto de crianças como de
jovens e adultos.
O projeto visa contribuir
para o aprendizado com qualidade das outras disciplinas como a História,
Geografia, Matemática, Português, Artes, entre outras áreas de conhecimento que
compõe o currículo do ensino fundamental. O conjunto dessa organização
curricular atua para a formação integrada ao mundo do trabalho e da cidadania,
valorizando os saberes das diferentes práticas produtivas que a música proporciona
bem como, as tradições históricas, culturais, os acúmulos tecnológicos e
organizacionais que cada vez mais estão presente na vida das pessoas. Por meio da
música outros elementos são motivadores para aprendizagem como a execução de
instrumentos musicais pelos educandos.
4
- OBJETIVOS
4.1 Geral
Promover a
partir da música, a integração dos educandos, dando-lhes oportunidades de
expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu
conhecimento de mundo em consonância com o ensino regular.
4.2 Específicos
·
Motivar e integrar os educandos;
·
Promover o desenvolvimento das capacidades de entendimento e
ampliação dos conhecimentos artísticos e culturais através da música;
·
Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações
musicais e interdisciplinarizar com outras ciências do conhecimento;
·
Estimular a capacidade de execução das práticas instrumentais.
·
Edificar a autoconfiança;
·
Desenvolver hábitos de leitura e canto de canções musicais
culturais e artísticas;
·
Incentivar a produção textual e o raciocínio lógico da língua
portuguesa e a matemática em conjunto com outras disciplinas.
5 – METODOLOGIA
A execução da proposta
pedagógica e curricular acontecerá por meio da realização de atividades
educativas em diferentes tempo e espaços formativos. Os integrantes
beneficiados nesse projeto além do ensino específico da música terão também a
escolarização pela escola o qual serão contratados professores formados e
habilitados para essa formação que corresponde ao período no qual os jovens
permanecem efetivamente na unidade escolar com atribuições de aprendizagens
sobre os saberes técnico-científicos através do planejamento e execução das
aulas, pesquisas, atividades de acolhimento e organização grupal, entre outras
atividades pedagógicas.
Será oferecida a iniciação
musical, oportunizando a execução das práticas dos instrumentos. Os educandos
realizarão pesquisas, estudos e experimentações musicais com apresentações
artísticas e culturais nas suas comunidades, com o objetivo de partilharem seus
conhecimentos e suas experiências adquiridas na escola e dessa forma divulgarão
a cultura a outras pessoas e junto às famílias dessa forma divulgando o projeto
e a entidade patrocinadora nas instâncias da organização social.
O Projeto será desenvolvido conjuntamente com as disciplinas do
núcleo comum exigidas pela legislação educacional, também através de aulas
expositivas e dialogadas, atividades individuais e em grupos, pesquisas,
leituras, utilização e aplicação das linguagens da arte através dos conteúdos programáticos da música como: O Ensino
da música Linguagem oral e escrita da história da música; Produções textuais
dos autores do mundo da música; Solfejo e divisões da música (BONA, 2009); Execução
de instrumentos musicais; Apresentações artísticas e culturais.
Nas aulas
de música utilizaremos
aulas expositivas e
dialogadas, com a participação de
todos os envolvidos, desenvolvimento de práticas de ensino em grupo e prática de
orquestra e apresentações em datas festivas. Para o Canto
Orfeônico (teoria musical) utilizaremos Métodos para Divisão e Leitura BONA e, Método
para Prática Instrumental
conforme o instrumento.
Os Conteúdos de Teoria Musical de Vicente Aricó Junior e Bona Pascoal e Método de divisão e
leitura na prática da alfabetização musical.
Na avaliação das aulas de música será realizada a
verificação da aprendizagem por meio de
observações dos alunos nos
trabalhos de pesquisa de autores renomados, testes de conhecimento,
execução instrumental e prática de
orquestra junto à entidade
patrocinadora. Será
uma atividade interdisciplinar
entre as disciplinas
Português, Matemática,
História, Geografia e Artes com a Música.
As aula será com envolvimentos de cantigas de rodas e outras canções
envolvendo e motivando o
educando e o educador na formação de um coral em uníssono.
6 - RECURSOS
Serão utilizados recursos humanos,
didáticos e o espaço da escola para desenvolver o projeto.
Recursos
didáticos: Quadro magnético e pincel; Aparelho de som; DVDs;
Projetor Multimedia; Filmes; Instrumentos musicais doados e confeccionados pelos
alunos e demais participantes do projeto.
Recursos
Humanos: Supervisor do Projeto; Professores Habilitados em
Pedagogia e demais formações exigidas por legislação; Professores com
habilitação em Música; Alunos Monitores e Estagiários do curso de
pedagogia do Instituto Federal do Pará
(projeto PIBID) ; Pessoal de apoio; alunos de diferentes faixas etárias do
ensino fundamental e do EJA;
Recursos
Materiais: Instrumentos
Musicais como violoncelo, violino, contrabaixo, violão, flauta.
- CONSIDERAÇÕES
A música está presente em todas as culturas, vale salientar que
nas mais diversas situações como: festas e comemorações, rituais religiosos,
manifestações cívicas e políticas, assim torna indispensável sua presença no
contexto educacional. Para Freinet (1998, p.15), "A escola é a continuação
natural da vida e da família e do meio. Não se forma homens pré-fabricados, mas
homens vivos e dinâmicos”.
É importante
focalizar que a prática de projetos musicais tem um potencial bastante
positivo, pois além de aumentar a autoestima e a interdisciplinaridade,
favorece de maneira mais simples o enlace com o conhecimento, no entanto,
apresenta um apelo maior que os textos, porque envolve os alunos
emocionalmente.
Esse projeto
oportunizará a criança, jovens e adultos a iniciação musical. O projeto busca
ser interdisciplinar com as demais disciplinas do conhecimento que favoreça a
aprendizagem em especial daqueles alunos que apresentem dificuldades de
relacionamento e aprendizagem, chegando a resultados positivos no processo de
ensino-aprendizagem.
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