sexta-feira, 31 de maio de 2013

PROJETO NOTA 10 MUSICA E EDUCAÇÃO

PROJETO QUEBKIMUSIC









MÚSICA E EDUCAÇÃO
Projeto de música integrado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof.ª Hilda Vieira









CLAUDEMIR ANDRADE QUEIROZ






BELÉM-PA
2013











RESUMO

O projeto  Quebkimusic surgiu na ideia de ajudar os menos favorecidos elevando sua auto estima e camaradagem entre as pessoas de uma comunidade. Surgiu na Marambaia numa unidade militar que mais tarde passou a integrar as escolas locais e que agora será desenvolvido na E.E.E.F. Prof.ª Hilda Vieira e trabalhará com crianças, jovens e adultos com o objetivo de ultrapassar as teorias musicais e alcançar um resgate social, interpessoal e moral das pessoas envolvidas com o propósito de ajuda-las  na alfabetização letramento e  integração dessas pessoas a sociedade paraense por meio da escola e da associação comunitária onde  elas farão um concerto musical na escola .







































SUMÁRIO


1.    IDENTIFICAÇÃO......................................................................................5
2.    APRESENTAÇÃO.....................................................................................5
3.    JUSTIFICATIVA .......................................................................................5
4.    OBJETIVOS..............................................................................................7
5.    PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.................................................8
6.    RECURSOS .............................................................................................9
7.    CRONOGRAMA DE AÇÕES....................................................................9
8.    CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................12
9.    REFERÊNCIAS ......................................................................................13

























1 - IDENTIFICAÇÃO:
TÍTULO: MÚSICA E EDUCAÇÃO
SUBTÍTULO: Projeto de Música Integrado na E.E.E.F. Prof.ª Hilda Vieira
ORIENTADOR: Acadêmico do ultimo ano  em Pedagogia Claudemir Andrade Queiroz supervisionado pela Prof.ª Dr.ª Silvia Sueli Santos da Silva
ESCOLA: E.E.E.F. Prof.ª Hilda Vieira
Endereço: Tv. Marapanim Bairro: Marambaia Cidade: Belém-PA CEP: 66620770     tel:91 32318288
Público alvo: 30 alunos da E.E.E.F Prof.ª Hilda Vieira e voluntários da comunidade do bairro da Marambaia  e adjacentes na faixa de idade de 07 a indeterminado.
Período de Execução do Projeto: 01 de fevereiro a 15 de dezembro de 2013.

2 - APRESENTAÇÃO
O projeto QUEBKIMUSIC será desenvolvido na E.E.E.F. Prof.ª Hilda Vieira localizado na Tv. Marapanim, no bairro da Marambaia, que oferece turmas do ensino fundamental e EJA, como partes de atividades + educação e fins de semana na escola.
O projeto tem o objetivo de envolver crianças, jovens e adultos em uma proposta de arte educação, por meio da música, uma vez que a música tem a característica de envolver a todos, suscitando quase sempre reações de surpresa em razão da descoberta de habilidades musicais ao longo do processo de ensino e educação.






3 - JUSTIFICATIVA
A presença da música na educação  é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino. Esse projeto buscará através do fazer musical, desenvolver nas crianças, jovens e adultos a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade para proporcionar melhores condições de aprendizagem e o desenvolvimento da autoestima. Através da música os conteúdos e conceitos são trabalhados de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos apreciados por crianças, jovens e adultos, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma mais prazerosa.
De acordo com o pensamento da pedagoga e especialista no ensino de música, Maria Lúcia Cruz Suzigan "A Música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral" (2001). Assim, realizar esse tipo de trabalho possibilitará melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio lógico e matemático como também a outras disciplinas.
Diante da importância que o gênero musical proporciona é necessário trabalhar a música em sala de aula, buscando contemplar uma grande parcela da sociedade. Para isso é preciso parcerias com outras instituições que possibilite o financiamento de projetos para ofertar o ensino da música no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Devido à falta de incentivos e políticas públicas que permitam esse aprendizado nas escolas e em especial as escolas situadas na zona periférica da cidade, torna-se muito pequeno o universo de alunos contemplados com o ensino de música.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e Fundamental (1998) a ludicidade proporciona “acionar os seus pensamentos para resolução de problemas que são importantes e significativos” além de criar “um espaço no qual a criança pode experimentar o mundo e interiorizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos”. Dessa maneira o estudante aprenderá brincando e aprenderá a lidar com regras de perder e ganhar que são experiências como essas que ajudam bastante no desenvolvimento do ser
humano que futuramente, na vida adulta poderá enfrentar situações difíceis e terá que saber lidar com elas.
A música contribuirá significativamente no processo de ensino aprendizagem e também na escolarização em nível fundamental, tanto o lado social e até mesmo o profissional uma vez que a música possibilitará apresentações individuais em determinados eventos da sociedade.
Esse projeto expressa uma forma inovadora de aprendizagem  através do resgate das cantigas de rodas e parlendas, onde serão cantadas e faladas, as lendas paraenses de uma forma lúdica na educação de crianças, jovens e adultos por se tratar de um projeto que articula a formação educacional dos alunos como também à valorização e o fortalecimento da aprendizagem, uma vez que está agrupado o ensino formal de ensino com o projeto de música, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento pessoal e familiar já que os cursos serão oferecidos gratuitamente aos participantes da escolarização tanto de crianças como de jovens e adultos.
O projeto visa contribuir para o aprendizado com qualidade das outras disciplinas como a História, Geografia, Matemática, Português, Artes, entre outras áreas de conhecimento que compõe o currículo do ensino fundamental. O conjunto dessa organização curricular atua para a formação integrada ao mundo do trabalho e da cidadania, valorizando os saberes das diferentes práticas produtivas que a música proporciona bem como, as tradições históricas, culturais, os acúmulos tecnológicos e organizacionais que cada vez mais estão presente na vida das pessoas. Por meio da música outros elementos são motivadores para aprendizagem como a execução de instrumentos musicais pelos educandos.

4 - OBJETIVOS
4.1 Geral 
Promover a partir da música, a integração dos educandos, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo em consonância com o ensino regular. 
4.2 Específicos
·                     Motivar e integrar os educandos;
·                     Promover o desenvolvimento das capacidades de entendimento e ampliação dos conhecimentos artísticos e culturais através da música;
·                     Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações musicais e interdisciplinarizar com outras ciências do conhecimento;
·                     Estimular a capacidade de execução das práticas instrumentais.
·                     Edificar a autoconfiança;
·                     Desenvolver hábitos de leitura e canto de canções musicais culturais e artísticas;
·                     Incentivar a produção textual e o raciocínio lógico da língua portuguesa e a matemática em conjunto com outras disciplinas.

5 – METODOLOGIA
A execução da proposta pedagógica e curricular acontecerá por meio da realização de atividades educativas em diferentes tempo e espaços formativos. Os integrantes beneficiados nesse projeto além do ensino específico da música terão também a escolarização pela escola o qual serão contratados professores formados e habilitados para essa formação que corresponde ao período no qual os jovens permanecem efetivamente na unidade escolar com atribuições de aprendizagens sobre os saberes técnico-científicos através do planejamento e execução das aulas, pesquisas, atividades de acolhimento e organização grupal, entre outras atividades pedagógicas.  
Será oferecida a iniciação musical, oportunizando a execução das práticas dos instrumentos. Os educandos realizarão pesquisas, estudos e experimentações musicais com apresentações artísticas e culturais nas suas comunidades, com o objetivo de partilharem seus conhecimentos e suas experiências adquiridas na escola e dessa forma divulgarão a cultura a outras pessoas e junto às famílias dessa forma divulgando o projeto e a entidade patrocinadora nas instâncias da organização social.
O Projeto será desenvolvido conjuntamente com as disciplinas do núcleo comum exigidas pela legislação educacional, também através de aulas expositivas e dialogadas, atividades individuais e em grupos, pesquisas, leituras, utilização e aplicação das linguagens da arte através dos conteúdos programáticos da música como: O Ensino da música Linguagem oral e escrita da história da música; Produções textuais dos autores do mundo da música; Solfejo e divisões da música (BONA, 2009); Execução de instrumentos musicais; Apresentações artísticas e culturais.
Nas aulas de música utilizaremos aulas expositivas e dialogadas, com a participação de todos os envolvidos, desenvolvimento de práticas de ensino em grupo e prática de orquestra e apresentações em datas festivas. Para o Canto Orfeônico (teoria musical) utilizaremos Métodos para Divisão e Leitura BONA e, Método para Prática Instrumental conforme o instrumento. Os Conteúdos de Teoria Musical de Vicente Aricó Junior e Bona Pascoal e Método de divisão e leitura na prática da alfabetização musical.
Na avaliação das aulas de música será realizada a verificação da aprendizagem por meio de observações dos alunos nos trabalhos de pesquisa de autores renomados, testes de conhecimento, execução instrumental e prática de orquestra junto à entidade patrocinadora. Será uma atividade interdisciplinar entre as disciplinas Português, Matemática, História, Geografia e Artes com a Música. As aula será  com envolvimentos de cantigas de rodas e outras canções envolvendo e motivando o educando e o educador na formação de um coral em uníssono.

6 - RECURSOS
Serão utilizados recursos humanos, didáticos e o espaço da escola para desenvolver o projeto.
Recursos didáticos: Quadro magnético e pincel; Aparelho de som; DVDs; Projetor Multimedia; Filmes; Instrumentos musicais doados e confeccionados pelos alunos e demais participantes do projeto.
Recursos Humanos: Supervisor do Projeto; Professores Habilitados em Pedagogia e demais formações exigidas por legislação; Professores com habilitação em Música; Alunos Monitores e Estagiários do curso de pedagogia  do Instituto Federal do Pará (projeto PIBID) ; Pessoal de apoio; alunos de diferentes faixas etárias do ensino fundamental e do EJA;

Recursos Materiais: Instrumentos Musicais como violoncelo, violino, contrabaixo, violão, flauta.
 - CONSIDERAÇÕES
A música está presente em todas as culturas, vale salientar que nas mais diversas situações como: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas e políticas, assim torna indispensável sua presença no contexto educacional. Para Freinet (1998, p.15), "A escola é a continuação natural da vida e da família e do meio. Não se forma homens pré-fabricados, mas homens vivos e dinâmicos”.
É importante focalizar que a prática de projetos musicais tem um potencial bastante positivo, pois além de aumentar a autoestima e a interdisciplinaridade, favorece de maneira mais simples o enlace com o conhecimento, no entanto, apresenta um apelo maior que os textos, porque envolve os alunos emocionalmente.
Esse projeto oportunizará a criança, jovens e adultos a iniciação musical. O projeto busca ser interdisciplinar com as demais disciplinas do conhecimento que favoreça a aprendizagem em especial daqueles alunos que apresentem dificuldades de relacionamento e aprendizagem, chegando a resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem.

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