Os cantos de atividades diversificadas apresentam em um momento da rotina,em que as crianças podem escolher o que vão fazer a partir de um leque de opções oferecidas e organizadas pelo professor em vários cantos da sala.Elas podem escolher,por exemplo,entre desenhar,ler um gibi,aprender um jogo de tabuleiro,etc..Poderosa ferramenta de trabalho com crianças pequenas e por que não as adultas.
A organização de cantos de atividades diversificadas ainda não e uma prática no Brasil,apesar de antiga em outros países.As instituições que experimentam a proposta obtém resultados significativos.
O saudável trânsito da turma pela sala,proporcionado por esta modalidade de organização,é um momento privilegiado de exercícios da autonomia infantil.A criança aprende a escolher e tomar decisões responsabilizando-se por suas opções,contando consigo própria e tendo amigos e não somente o professor como parceiro de troca.O interessante deste modelo de organização é a simultaneidade de propostas.Os rumos da aprendizagem ficam mais nas mãos das crianças.Em geral,tudo funciona bem sem a necessidade de um direcionamento maior do adulto.
O trabalho com cantos não constitui apenas um momento de aprendizagem da criança,mas também do professor,que aprende a segurar seu impulso de sempre controlar a situação.De toda maneira ,o professor, não deixa de garantir seu papel de coordenador do grupo,na arrumação da sala em cantos de atividades diversificadas proporciona também um importante aprendizado para as crianças,o da transformação do próprio ambiente e da descoberta de que muitos mundos cabem numa única sala de aula.
CANTINHOS DA BRINQUEDOTECA MUSICAL QUEBKIMUSIC
Aprender a gerir o espaço,saber cuidar dos materiais de uso coletivo é um desafio para as crianças e adolescentes.No inicio é o adulto que dá o norte para estas organizações,mas deve incluir gradativamente as crianças neste aprendizado.Nesse sentido ,rodas de conversas prévias e posteriores á organização dos cantos ajudam as crianças a irem construindo autonomia no uso do espaço coletivo.
Observar e registrar estes momentos de cantos diversificados,bem como construir portfólios com as diferentes propostas que dão certo no dia a dia educativo ajudando a construir um olhar mais apurado para as necessidades das crianças.O professor precisa tomar cuidado para não escolarizar as propostas na configuração do ambiente.
Na Quebkimusic a proposta é de quatro cantinhos voltados para a educação musical.São eles: português,matemática,historia e geografia.Os educandos irão desenvolver a leitura e a escrita,através de livros didáticos infantis e de literatura dos autores e intérpretes musicais ,que aprenderam a história de cada um deles,seu estado geográfico e a somar,dividir,multiplicar e diminuir as ansiedades do aprendizado.
O ambiente é totalmente lúdico ,onde os educando poderá aprender brincando com jogos de raciocínio lógico musical ,numa viajem alucinante pela teoria musical descomplicada e prazerosa.
No tatame feito de isopor coberto por tapete pedagógico será criado uma serie de brincadeiras despertando e reforçando a aprendizagem sobre lateralidade e movimentos motores .Aqui o professor é um mero mediador nas ações executadas e sempre pensando na modificação do ambiente,sem deixar de lembrar que o currículo sempre voltado a todos os gêneros musicais existentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário