quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Instrumentos de Metais


METAIS
Instrumentos que consistem de um tubo de metal terminado numa campana ampla. Usam mecanismo de válvula ou acoplamento que alteram a extensão do tubo e ampliam seu alcance. A coluna de ar é impulsionada pela vibração dos lábios contra um bocal em funil ou taça. As características do som em parte resultam do comprimento da coluna de ar, bem como da forma e tamanho do bocal de campana.
Embora possam ser tocados com sutileza os metais são amiúde usados para efeitos pujantes e dramáticos
TROMPA FRANCESA
A coluna de ar da trompa moderna é em geral cônica e tem três ou quatro válvulas rotatórias, acionadas com a mão esquerda, à direita podendo fazer a surdina (técnica que muda o som do instrumento). A maioria das trompas simples é afinada em fá ou uma combinação de fá e si bemol. Trompista às vezes se especializam nas artes agudas ou graves. A trompa natural era usada para sinalização na caça. Antes das válvulas a surdina era o único recurso que se tinha pra tirar notas fora da série harmônica.
TROMPETE
A coluna de ar do trompete de orquestra é em parte cilíndrica em parte cônica. Tem três válvulas, que abaixam a altura em um sem tom, um tom inteiro ou uma terça menor. Vários tamanhos de trompete mais comum: dó, ré e si bemol, facilitam a execução de partes mais agudas ou graves. Surdinas na campana alteram o timbre.
TUBA
Os instrumentos dessa família (incluindo os eufônios, Sousa fones e bombardino) têm colunas de ar amplas e cônicas e formam o baixo da seção de metais. Há diferentes formas e tamanhos de tuba. Exige grande capacidade respiratória, mas menos pressão de ar que instrumentos menores.
TROMBONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário