quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Instrumentos de Madeira


Os sopros de madeira derivam das flautas rudimentares e podem ser fabricadas em ampla variedade de materiais. Muitos produzem seu som por meio  de uma palheta vibratória. Compõem famílias,  com versões maiores ou menores do principal instrumento orquestral, acrescentando uma  profusão de cores à sonoridade da  orquestra. A seção de madeiras padrão da orquestra moderna compreende duas flautas, Piccolo, dois oboés, corne inglês dois clarinetes, clarone, dois fagotes e contra fagote. Em certas obras, os compositores podem solicitar madeiras adicionais, como saxofones  e clarinetes menores e de  alcance mais alto.
Palheta Simples
Usam cana do reino, são presas por uma braçadeira  e dispostas contra o lábio inferior do executante. O clarinete pode produzir uma gama ampla de timbres O saxofone por vezes integra a orquestra, mas hoje é mais comum nas bandas de jazz e sopros.
Palhetas Duplas
As famílias do Oboé e do Fagote têm colunas de ar crônicas e uma palheta dupla feita de duas peças de junco goivadas e presa face a face, escorada entre os lábios. O oboé soprano é em geral usado em melodias proeminentes, e requer significativo volume de pressão de ar para soar de maneira adequada. A voz tenor do corne inglês é popular como instrumento solo, por ser um som de grande qualidade. Tenor e baixo das madeiras, o versátil fagote tem uma coluna de ar voltada sobre si mesma. O grande contra fagote dá um baixo profundo à seção.
Flautas o ar é acionado pelo sopro no buraco da embocadura. Em geral a voz mais alta das madeiras, a flauta tem também o registro grave mais suave. O Piccolo pode insinuar-se na textura orquestral, com grandes efeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário