domingo, 15 de julho de 2012


STACCATO
Ou DESTACADO, é a articulação onde as notas se secedem destacadas, perdendo a metade do valor. Sua indicação
se dá pelo ponto de diminuição.
O "staccato" também pode ser indicado pela própria palavra "staccato" no início do trecho, ao invés do ponto de
diminuição.
MARTELLATO
Essa articulação é um "staccato" mais evidente, mais pronunciável e que é indicada por pequenos traços verticais
sobre as notas.
PORTATO
O "LEVADO", é a articulação em que as notas são emitidas de uma maneira intermediária entre o "legato" e o
"staccato". Por isso se indica com os pontos de diminuição do "staccato", abrangidos pela linha curva do "legato".
As notas perdem 1/4 do seu tempo
Quando, no meio ou após uma série de notas em "staccato", aparece uma nota que não deva ser executada com
essa articulação, é conveniente chamar a atenção para ela, evidenciando-a e evitando-se assim, um erro de
articulação. Escreve-se então, sobre essa nota, a palavra "tenuto", ou "seguro", ou sua abreviatura, "ten.".
O "tenuto" é usado também no seguinte caso:
Constitui um erro freqüente não se executar, com seu valor integral, as semibreves e as mínimas, como por
exemplo:
Em casos em que a execução da nota com seu valor integral se torna especialmente necessária, o compositor, como
sinal de advertência , escreve o "tenuto" sobre ela.
Obs.: O "tenuto" não indica prolongação do valor da nota, o que é feito pela fermata.
AS DIVERSAS FUNÇÕES DA LINHA CURVA
Para evitar possíveis confusões, é conveniente mostrar, aqui, as diversas funções da linha curva na grafia musical.
1. Com o nome de ligadura, une duas notas da mesma altura, somando-lhes o valor.
Reveja o artigo PARTE II - 2 - Aumento e diminuição dos valores das notas musicais.
2. Na música vocal, une-se as notas que são cantadas com a mesma sílaba.
Reveja o artigo PARTE II - 7 - Regras de Grafia.
3. abrange as quiálteras e sua cifra.
Reveja o artigo PARTE II - 10 - Quiálteras.
4. Indica uma espécie de contratempo.
Reveja o artigo PARTE II - 11 - Contratempo - Síncopa.
5. Indica o "legato". Veja acima, neste artigo mesmo.
6. Indica as frases musicais.
7. Nos instrumentos de arco (violno, viola, violoncelo e contrabaixo), indica a "arcada", isto é, quantas e
quais as notas que devem ser emitidas num único movimento de arco.
8. Nos instrumentos de sopro, indica, äs vezes quantas e quais as notas a serem emitidas num só fôlego, ou
seja, sem intervalo para respiração.
9. No piano, quando une notas de alturas diferentes e de duas em duas, indica uma maneira especial de
bater nas teclas, em que a mão desce na nota de onde parte a linha curva e se levanta logo após tocar a
nota sseguinte (o valor desta, portanto, é algo diminuído).
Obs.: Damos dois exemplos para mostrar que, neste caso, nem sempre existe contratempo: ele ocorre no
primeiro exemplo, mas não no segundo.
10. Ainda no piano, a linha curva pode assumir este aspecto:
Indica então, que as mãos se levantam após a duração integral da nota e o som se prolonga, por tempo
indeterminado, por meio do pedal direito.
Cremos que esteja claro o valor deste artigo. Sua utilização é geral, ou seja, toda música possui a sua articulação,
seja ele determinada pelo autor ou até mesmo criada pelo intérprete, mas ela sempre existe.
Em toda música sempre há um trecho que deve ser repetido, seja ele simplesmente algumas notas, compassos,
trechos mais extensos ou até mesmo a música toda.
Para facilitar a anotação e diminuir a partitura, faz-se uso de sinais que evidenciam e informam o que deve ser
repetido.
A repetição de notas ou de compassos inteiros pode ser abreviada com a utilização dos sinais de repetição. Eles são
mais comumente empregados na música escrita que na música impressa, mas para que compreenda o que está
escrito, caso se depare com alguns deles, vamos detalha-los.
REPETIÇÃO DE TRECHO MELÓDICO
A repetição de um trecho melódico dentro de um mesmo compasso
pode ser abreviado dessa maneira:
REPETIÇÃO DE COMPASSOS
Quando são os compassos que se repetem, as abreviações são feitas assim:
1. Se o mesmo compasso se repete uma ou mais vezes:
Abrevia-se dessa maneira:
2. Se os compassos se repetem de dois em dois:
Abrevia-se assim:
REPETIÇÃO DE TRECHOS INTEIROS
1. Quando o trecho a ser repetido inclui muitos compassos (geralmente mais de dois), é iniciado pelo sinal
e terminado pelo sinal , aos quais damos o nome de ritornello. O trecho então fica assim:
2. Quando um trecho deve ser repetido desde o início, deve ser posto em seu final a expressão "Da Capo"
(que representa, "do começo" e é abreviado "D.C."), como vemos abaixo:
Ou então apenas o sinal
3. Quando a repetição deve ser a partir de outro ponto que não o início da música utilizamos nesse devido
ponto os sinais:
ou .
No final do trecho escreve-se: "dal segno" (que representa "do sinal"):
dal ou dal .
Ficando assim:
4. Quando a repetição deve partir do início do trecho ("Da capo") ou de um outro ponto qualquer ("dal
segno"), mas não deve ser executado inteiramente, escreve-se, no lugar onde deve terminar, a palavra:
fine.
Indica-se entao, a repetição por "Da capo al fine" ou "dal segno al fine", conforme o caso.
Vejamos os exemplos:
OBSERVAÇÃO
Existem abreviações cujas formas e sinais de repetição são para circunstâncias bastante específicas e que,
especialmente ao iniciante, será mais difícil surgir, por isso, para simplificarmos, mostramos os mais comumente
utilizados.
A dinâmica é a forma de graduar a intensidade sonora na execução musical.
Os diferentes graus de instensidade são indicados por palavras e sinais específicos que veremos a partir de agora.
Quando um trecho de música é executado com pouca intensidade se diz que ele é executado "piano". Já quando é
executado com muita intensidade dizemos que é executado "forte".
As expressões, em italiano, são utilizadas para definir o grau de intensidade que deve ser aplicada a um
determinado trecho.
Tomando-se como pontos de referência, esses dois graus de intensidade, podemos estabelecer a seguinte escala
crescente de intensidade.
expressão abreviatura
bem pianíssimo ppp
pianíssimo pp
piano p
mezzo piano mp
mezzo forte mf
forte f
fortíssimo ff
bem fortíssimo fff
Na prática, se escrevem as abreviaturas.
Algumas vezes juntam-se às abreviaturas, expressões como:
expressão sentido
poco p pouco piano - entre piano e mezzo piano
quasi f quase forte - entre mezzo piano e forte
piu f mais forte - entre forte e fortíssimo
p subito piano súbito - mudança para piano imeditamente
sempre pp sempre pianíssimo
Expressões como:"sotto", "voce" ou "mezza voce", onde "voce" quer dizer voz, em italiano, indicam uma sonoridade
como que "murmurada", quase equivalente ao "mezzo piano".
AUMENTO GRADUAL DE INTENSIDADE
Um trecho de música pode sofrer um aumento ou diminuição graduais de intensidade que são indicados assim:
TERMOS INDICATIVOS DE AUMENTO
expressão abreviatura
aumentando aum.
crescendo cresc.
rinforzando rinf.
TERMOS INDICATIVOS DE DIMINUIÇÃO
expressão abreviatura
diminuendo dim.
decrescendo decresc.
Quando o aumento ou diminuição de intensidade se estende por vários compassos, é conveniente, para maior
clareza, traçar uma linha pontilhada indicando seu final e qual é a intensidade que deve ser adotada nesse ponto.
SINAIS INDICATIVOS DE AUMENTO E DIMINUIÇÃO
É preferível a utilização dos sinais, porque expressam com mais clareza o efeito desejado, que é o aumento ou a
diminuição gradual da intensidade.
ACENTUAÇÃO LOCALIZADA DE AUMENTO DE INTENSIDADE
Uma ou mais notas podem ser acentuadas, isto é, ser executada com maior intensidade do que as demais. Essa
acentuação é indicada pelos sinais "-", ">" e "^", escritos junto a cabeça da nota.
A acentuação brusca de uma nota é indicada pelo "sforzato" (esforçado), abreviado por sf.
IMPORTANTE
Qualquer um dos sinais: "-", ">", "^" ou "sf", deve ser proporcional à intensidade do trecho em que está inserido,
ou seja, se o "sf" está num trecho "piano", deve ser menos intenso do que num trecho que seja "forte".
Existem ainda outros termos comumente encontrados como:
expressão abreviatura
forte piano fp
mezzo forte piano mfp
piano forte pf
Uma mudança súbita de intensidade é indicada da seguinte maneira:
Obs.: O "fp" não produz o mesmo efeito que o "sf". O "sf" acentua a nota, mas as seguintes continuam com a
intensidade do trecho em que estiver inscrita. Já o "fp", no entanto, acentua a nota e pede "piano" para as
seguintes.
DIMINUIÇÃO GRADUAL DE INTENSIDADE
A diminuição simultânea e gradual de intensidade e andamento é indicada pelos termos:
expressão sentido
calando Diminuindo progressivamente.
morendo morrendo.
perdendosi diminuindo, esmorecendo
amorzando extingüindo
Estes termos sugerem que a música, a partir do ponto indicado, comece a diminuir sua intensidade, o que as vezes
também acontece com a redução do andamento, fazendo com que a música vá ficando mais e mais lenta.
O exemplo abaixo deixa bem claro o descrito acima.
Esta é o último artigo desta parte de nosso curso básico de Teoria Musical. Agora, é hora de você fazer uma revisão
de toda a PARTE II e fazer, com sinceridade e honestidade a auto-avaliação. Lembre-se que você deve somente a
você mesmo o conhecimento que estamos passando. Estude bastante, com vontade e deteminação. Por enquanto
são apenas conceitos que serão aplicados futuramente na execução de cada música que você tocar. Quanto melhor
aprender, melhor vai aplicar e melhor será o seu som, a música que você produzirá e interpretará.

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