terça-feira, 30 de julho de 2019

Projeto Vida & Arte Assembleia de Deus de Paracambi matriz 2019


Projeto Vida & Arte

Nome da Instituição: Assembleia de Deus de Paracambi
Projeto: Música de Câmera na Igreja
Construção de uma Orquestra de Câmera entre crianças, jovens e adultos

Apresentação da Proposta
“Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”. Mateus 6:21
Grande parte das crianças e adolescentes do nosso país, tem pouco acesso a atividades culturais, e que sofrem em meio a uma realidade de violência, abuso e drogas. Esse é o caso de várias regiões da periferia de Paracambi e cidades círculo vizinhas em que se observa um baixo IDH e alto índice de criminalidade.
Com a proposta de contribuir para transformação desta realidade, a igreja Assembleia de DEUS de Paracambi através de seus pastores dirigentes oferece a todos que se interessarem no Projeto Vida & Arte, que busca identificar as áreas com potencialidade para o enriquecimento cultural, resgate social, prevenção contra o acesso à marginalidade e violência, mudança na perspectiva de vida de toda a comunidade, e principalmente construir valores de vida, pautados em princípios cristãos, através de atividades com ênfase nas artes musicais de prática de orquestra clássica e big band.
O projeto que viabiliza programas de prática musical para crianças, adolescentes e adultos de comunidades e dos membros dessa igreja, seguindo modelos de ação social já existente em diversos países da América Latina, orientado para igrejas no fortalecimento e aprendizagem musical e para jovens e adultos submetidos a graves iniquidades pela recorrência da fome, da violência e da exposição ao crime.
O objetivo do Projeto Vida & Arte ,junto aos departamento de ação Ação Social e o departamento de Missões desta Igreja, é promover o desenvolvimento dos membros e das pessoas interessadas a estudarem a música clássica através dos hinos da harpa já existentes, onde a igreja abrirá suas portas permitindo o acesso à aprendizagem espiritual e educacional musical, oferecendo os aportes necessários para uma educação musical, incluída de conhecimentos e habilidades, que podem despertar no indivíduo um potencial transformador e renovador.
A iniciativa agrega aos membros dessa igreja e aos familiares e vizinhos dos jovens participantes que moram ao redor e derredor dessa igreja, contribuindo para a melhoria de suas relações no cotidiano e ampliando as ferramentas de conexão da comunidade com a igreja e com a sociedade como um todo. O projeto desenvolverá atividades musicais de diferentes tipos: aula de teoria e prática musical, aprendizado de instrumentos orquestrais: violino, viola de arco, violoncelo, contra baixo acústico, instrumento de metais e palhetas percussão e bateria e coral, a custo zero.
Projeto Vida & Arte é um projeto sociocultural que oferece mais que aulas técnicas em áreas específicas, mas ensina sobre valores cristãos como ética, moral, caráter, vida em sociedade, entre outros, que servem para a vida toda, em todas as áreas. O Projeto é aberto a comunidade em que está inserido e atende preferencialmente crianças e adolescentes com idade entre 9 e 18 anos e adultos até 100 anos. As aulas são ministradas por instrutores capacitados, que atendem a uma metodologia voltada não apenas para o ensino das artes, mas principalmente no acolhimento do aluno, como forma de garantir seu desenvolvimento como pessoa, cidadão e elo entre a família e a sociedade, com valores cristãos.

Nossos objetivos são:
• Investir em valores cristãos que auxiliarão os participantes em seu crescimento individual, social e familiar, por toda a sua vida.
• Oferecer curso de formação inicial e continuada na área das artes.
• Promover apresentações artísticas, proporcionando a integração escola-família-comunidade.
 • Estimular o envolvimento da família no processo educacional de seus filhos;
 • Proporcionar o aprimoramento intelectual, estimulando os alunos a pensar, agir, criar e viver em sociedade;



Sobre > Princípios Essenciais

Ampliar horizontes
Sermos uma referência na utilização das artes de modo geral, como ferramenta para transformação e renovação de vidas.
Formar o caráter
Formarmos indivíduos com princípios sólidos de moral e cidadania, orientados pela ética cristã e a palavra de Deus.
Valorizar a vida
Fortalecermos a autoestima dos alunos, despertando o potencial que neles existem, com base em valores e princípios cristãos, mostrando que “tudo é possível quando o coração está no lugar certo.”

Apoio Psicológico

No Projeto Vida & Arte, cuidamos para que todo o aluno envolvido seja acompanhado individualmente.
O Pastor Vice Presidente da igreja Assembleia de Deus de Paracambi é o responsável por esse trabalho, atuando e designando pessoas qualificadas nas áreas de discipulado, moral, ética e cidadania. É ele, também, quem coordena todo o apoio psicológico, espiritual e social disponível aos alunos.

Sobre > Grupos no Projeto Vida & Arte
Dentre os inúmeros resultados que forem obtidos pelo Projeto Vida & Arte, os grupos oriundos das aulas de prática coletiva revelando um grande potencial artístico e social, estimulando o desenvolvimento técnico e a prática em conjunto, e proporcionando avanços nos relacionamentos interpessoais e uma melhora na capacidade cognitiva dos participantes e vindo aceitar a doutrina de Jesus Cristo aceitando Ele como seu Salvador. Os alunos poderão unir se a orquestra da igreja, que juntos formarão a Orquestra Filarmônica da Assembleia de Deus de Paracambi, onde os alunos participaram de uma apresentação na praça para o comunidade de Paracambi com o intuito de evangelização, buscando integrar a família dos alunos, a comunidade e as autoridades locais.




Programa Apadrinharte
https://i0.wp.com/www.pibcuritiba.org.br/wp-content/uploads/2018/03/apadrinharte.png?resize=336%2C114&ssl=1Apadrinharte é um programa de apadrinhamento do Projeto Vida & Arte, destinado a Pessoas Físicas e todos os admiradores da boa música, é uma das principais estratégias de mobilização de recursos para combater a pobreza e transformar vidas. A iniciativa trabalha para garantir que os alunos envolvidos concluam seus estudos e alcancem um excelente domínio técnico artístico.
Cada padrinho participa com uma doação de instrumento (violino, viola, violoncelo), pelo tempo que desejar, pois são instrumentos de baixo custo e essa contribuição é direcionada para todas a s igreja do campo já que a orquestra sede já tenha sido completada.
O projeto viabilizará programas de prática musical para crianças, adolescentes e adultos de toda a comunidade de baixa renda seguindo modelos de ação social já existente em diversos países da América Latina, orientado para jovens e adultos preferencial submetidos a graves iniquidades pela recorrência da fome, da violência e da exposição ao crime.
O objetivo do Projeto Musical na Igreja Assembleia de Deus de Paracambi, junto à Ação Social pela Igreja e o setor de missões, é promover o desenvolvimento social não só permitindo o acesso à tecnologia, mas também oferecendo os aportes necessários para uma educação incluída de conhecimentos e habilidades, que podem despertar no indivíduo um potencial transformador.
A iniciativa agrega os familiares e vizinhos dos jovens participantes, contribuindo para a melhoria de suas relações no cotidiano e amplia as ferramentas de conexão da comunidade com a cidade e com a sociedade como um todo. O projeto desenvolverá atividades musicais de diferentes tipos: aula de teoria e prática musical instrumental, coral, luteria (reparo, manutenção e construção de instrumentos com material alternativo) e conhecimentos bíblicos. .
A lei recentemente sancionada pelo governo federal torna obrigatório o ensino da música na educação e vem reforçar a importância da preparação do professor que atua nesse contexto escolar musical, (Lei 11.769,2008). A lei torna-se uma orientação metodológica para a educação e o ensino, está centrado em visões novas como experimentação, que tem como fins musicais a interpretação, improvisação e a composição, abrangendo a percepção tanto do silêncio quanto dos sons e estruturas da organização musical.
Segue-se ementa da Lei 11.769 é a seguinte:
 “Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica”.  .
Referenda.
A referenda à Lei 11.769 foi dada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da assinatura do Ministro Fernando Haddad.

  A proposta do Projeto Vida & Arte na Igreja providenciará meios na formação musical dos educando na faixa de (06) seis a (70) setenta anos, o projeto dará reforço para as crianças, jovens e adultos na alfabetização e letramento e criação de material pedagógico alternativo preparando-os e aproximando-os do universo musical e ter condições de desenvolverem uma sustentabilidade. As canções e os hinos da harpa fazem parte da nossa infância e do nosso crescimento espiritual é nosso dever como educadores preservá-los, incentivando nossas crianças, jovens e adultos a cantá-los, e pratica lo, servindo como apoio espiritual, fazendo parte do cotidiano do crescimento.






RECURSOS

Serão utilizados recursos humanos, didáticos e espaço para desenvolver o projeto.
Recursos didáticos: Quadro magnético e pincel; Aparelho de som; DVDs; Projetor Multimídia; Filmes; Instrumentos musicais doados e confeccionados pelos alunos e demais participantes do projeto.
Recursos Humanos: Supervisor do Projeto; Professores Habilitados em Pedagogia e demais formações exigidas por legislação; Professores com habilitação em Música; Alunos Monitores.
Recursos Materiais: Instrumentos Musicais como: violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico são os de custo bem em conta.
Previsão de valores de instrumentos de cordas:
Violinos Eagles                                                  $ 450,00
Viola      Eagles                                                  $ 620,00
Violoncelo Eagles                                              $1800,00
C.B. Acústico                                                      $ 3000,00

 Finalização

É compromisso do “Projeto Vida & Arte” unir as famílias de modo geral: Cuidar e educar  para que se sintam seguras e protegidas, cuidar e educar material e espiritual, cuidar e educar para que aprendam a respeitar o outro nas suas diferenças, cuidar e educar para que  se apropriem, de forma crítica e autônoma, da linguagem, dos valores e costumes da cultura em que estão inseridos, necessários à vida coletiva, cuidar e educar para que construam sua identidade e autonomia, cuidar e educar para que se sintam sempre desafiados e não percam a relação prazerosa com a busca de compreensão do mundo, cuidar e educar para que se sintam bem felizes, cuidar e educar para que as crianças se desenvolvam na sua integridade, tanto nos aspectos cognitivos, quanto afetivos, físicos, sociais, éticos e estéticos, contribuindo com sua formação material e maiormente espiritual.

Um comentário:

  1. casino, poker room, blackjack, bingo
    casino, poker septcasino.com room, blackjack, bingo room, งานออนไลน์ blackjack, casino-roll.com bingo room, poker https://vannienailor4166blog.blogspot.com/ room, poker room, poker room, poker room, poker room, poker room,

    ResponderExcluir