segunda-feira, 31 de março de 2014

Material Teórico para a Prova de Sargento Músico do CFN

Teoria Musical 1 e 2

Estudando: Teoria Musical

Introdução

A música tem 3 elementos essenciais: MELODIA (combinação sucessiva dos sons), HARMONIA (combinação simultânea dos sons) e RITMO (cadência obedecendo a combinação dos sons com periódica repetição).

Música é...

..som em combinações puras, melódicas ou harmônicas produzido por voz ou instrumento
..sublime expressão do amor universal
..o pressentimento de coisas celestiais (Beethoven)
..a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende (Shakespeare)
..algo muito difícil de mostrar ao mundo o que sentimos em nós mesmos (Tchaikovsky)
..uma coisa que se tem pra vida toda, mas não toda uma vida pra conhecê-la (Rachmaninov)




Teoria musical ou teoria da música é o nome dado a qualquer sistema ou conjunto de sistemas destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar a respeito da música.

Uma definição sintética seria: a descrição, em palavras, de elementos musicais e a relação entre a simbologia da música e sua performance prática.

Por extenso, teoria musical pode ser considerada qualquer enunciado, crença, ou concepção de música (Boretz, 1995).

A teoria musical tem um funcionamento ambíguo, tanto descritivo como perceptivo. Tenta-se com isso definir a prática e, posteriormente, a influência.

Normalmente segue-se o padrão de intencionar reduzir a prática de compor e atuar em regras e/ou idéias.

Assim como em qualquer área do conhecimento, a teoria musical possui várias escolas, que podem possuir conceitos divergentes. A própria divisão da teoria em áreas de estudo não é consenso, mas de forma geral, qualquer escola possui ao menos:

Análise musical, que estuda os elementos do som e estruturas musicais e também as formas musicais, compreendendo: harmonia, melodia, contraponto, ritmo, forma, andamento, técnica composicional, solfejo, percepção e ditado.
Estética musical, que inclui a divisão da música em gêneros e a Crítica musical.
Notação musical, que estuda os sistemas de escrita utilizados para representar graficamente uma peça musical, permitindo que um intérprete a execute da maneira desejada pelo compositor ou arranjador, e cujas formas mais populares atualmente são a Partitura e a Cifra.

Nos campos da teoria musical muitos foram os grandes analistas, destacam-se: Schönberg, Rameau, Strauss e Wagner.

estudo acadêmico da música também é feito pela musicologia. Essa, no entanto, difere-se da teoria musical pois estuda o ponto de vista histórico e antropológico da música, estudando a notação, os instrumentos, os métodos didáticos, a acústica, a história da música e a própria teoria musical sob o ponto de vista histórico evolutivo dos instrumentos e seus músicos.

Estudando: Teoria Musical

Leitura Musical

Pauta
Usamos a Pauta ou Pentagrama para escrever música:
teoria1
As notas musicais podem ser escritas tanto nas linhas como nos espaços da pauta e assim podemos saber qual nota está sendo representada. As linhas devem ser contadas de baixo pra cima e o primeiro espaço encontra-se entre a primeira e segunda linhas.
teoria2
CLAVES

Clave é um sinal colocado no início da pauta e dá nome à nota que está na mesma linha dela.
É importante observar o tipo de clave para poder ler as notas.
Há vários tipos, porém as mais comuns são a Clave de Sol que é usada por instrumentos de alto alcance sonoro como o violino, flauta, trompete e clarinete.
teoria3
E a Clave de Fá que é usada por instrumentos de baixo alcance sonoro como o baixo e violoncelo.
teoria4

NOTAS

Antes de saber como se escreve as notas na pauta, vamos ver a ordem e seus nomes. Nosso sistema de música tem 7 notas. A ordem é Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. Ou em cifras respectivamente C, D, E, F, G, A, e B. Correspondem às teclas brancas (naturais) do piano:
teoria5
A maior distância entre duas notas é chamada de Tom e sua metade de meio tom ou semitom.
teoria6
(Fonte: "Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo" de Belmira Cardoso e Mário Mascarenhas)

Consta que foi Guido D'Arezzo, célebre músico do século XI, quem deu nomes aos sons musicais aproveitando a primeira sílaba de cada verso do seguinte hino a São João Batista:
Utqueant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve polluti
Labii reatum
Sancte Ioannes
Tradução: Purificai bem-aventurado João, os nossos lábios polutos, para podermos cantar dignamente as maravilhas que o Senhor realizou em Ti. Dos altos céus vem um mensageiro a anunciar a teu Pai, que serias um varão insigne e a glória que terias.
Como a sílaba Ut era difícil de ser cantada, foi substituída por Dó. O Si foi formado da primeira letra de Sancte e da primeira de Ioannes.
Um coral de meninos daquela época costumava, antes de suas exibições em público, cantar este hino, pedindo com fé a São João Batista que protegesse suas cordas vocais.

CLAVE DE SOL

No exemplo abaixo, podemos ver as notas representadas por cada uma das linhas e espaços da pauta com a Clave de Sol. A primeira linha corresponde à nota Mi (E) e o primeiro espaço à nota Fá (F). Em outras palavras, as notas na pauta (linha-espaço-linha...) seguem a ordem natural (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si). Pode-se também escrever sob a
primeira linha e acima da quinta.
teoria7

LINHAS SUPLEMENTARES

Além dos espaços e linhas da pauta, podemos também adicionar linhas extras chamadas Linhas Suplementares Superiores ou Inferiores para poder escrever notas mais agudas ou graves.
teoria8
A nota Dó (C) na primeira linha suplementar inferior, corresponde ao Dó Central de um piano que localiza-se próximo à fechadura da tampa do instrumento.
teoria9
CLAVE DE FÁ
No exemplo, as notas estão representadas por cada uma das linhas e espaços da pauta com a Clave de Fá, incluindo linhas suplementares.
teoria10
A nota Dó (C) na primeira linha suplementar superior, corresponde ao Dó Central de um piano que localiza-se próximo à fechadura da tampa do instrumento.
teoria11

MEMORIZANDO NOTAS

Para se ler música é essencial reconhecer cada nota rapidamente, objetivo que é alcançado com muita paciência e estudo ao longo do tempo.
Contudo, de início, é curioso e interessante memorizar as notas através de frases e palavras.
Na Clave de Sol
Por Notas: nas linhas >>> Minhoca no Sol Silvestre
Reencontrou a Fada
Por Notas: nos espaços >>> Fala Do Miguel

Por Cifras: nas linhas >>> EGosto de Batata Doce e Feijão
Por Cifras: nos espaços >>> FACE (rosto)
teoria12
Na Clave de Fá
Por Notas: nas linhas >>> O Sol Silencioso Realçou a Fantástica Lagoa
Por Notas: nos espaços >>> Labirinto Do Misterioso Sol

Por Cifras: nas linhas >>> Gosto de Batata Doce, Feijão e Arroz
Por Cifras: nos espaços >>> Alface, Cenoura, Ervilha e Gengibre
teoria13

CLAVE DE SOL E FÁ

Para que se possa alcançar as notas dentro da extensão de um piano, usa-se "a dupla" de pautas com a Clave de Sol e Clave de Fá como padrão (representando mão direita e esquerda respectivamente). Mas pode ocorrer mudanças das claves durante determinado trecho musical, por exemplo, na pauta de cima ser clave de fá e na de baixo a de sol ou as duas terem a mesma clave.
Na figura abaixo, vemos que o Dó (C) mais agudo da clave de fá é o mesmo que o primeiro Dó mais grave da clave de sol.
teoria14

AS FIGURAS MUSICAIS E SEUS VALORES

As Figuras Musicais ou Figuras Positivas nos permite especificar a duração do som.
Dos tipos de figuras musicais, a breve teoria15(vale o dobro da semibreve) e a quartifusa (vale metade da semifusa e tem um colchete a mais) são encontradas em músicas muito antigas, porém já não são mais usadas atualmente.
O valor depende de qual Compasso é uma determinada música. Mas tomando como base a semibreve, temos os seguintes números. Exemplo: 1 semibreve = 2 mínimas = 4 semínimas...etc
teoria16
Conforme você pode observar, cada duração da nota é o dobro da nota seguinte e metade da anterior. Por exemplo, neste fragmento podemos ouvir a combinação de valores distintos, o som mais alto é formado por 4 semínimas e o som mais baixo por 2 mínimas. Assim sendo, ouvimos duas semínimas para cada mínima.
teoria17
OBS: Quando escrevemos colcheias, semicolcheias, fusas e semifusas, costuma-se agrupá-las usando-se linhas (proporcionais aos colchetes da nota) para facilitar a leitura. Exemplos:
teoria18
E as notas que forem escritas...

1) até o segundo espaço, as hastes devem ser pra cima
2) na terceira linha, no caso o Si, a haste pode pra baixo ou cima
3) do terceiro espaço pra cima, as hastes devem ser pra baixo
4) mistas (por exemplo, uma abaixo da terceira linha e outra acima) pode-se colocar a linha (unindo os colchetes) pra baixo ou cima.
Para cima, a haste tem que ser do lado direito. E pra baixo, a haste deve estar no lado esquerdo:
teoria19

ADICIONANDO UM PONTO AO LADO DA NOTA

Adicionando um ponto ao lado da nota, aumentamos em metade o seu valor:
teoria20
Um segundo ponto aumentará em metade o valor do primeiro ponto, e assim por diante.

LIGADURA

Podemos ligar notas adicionando uma linha curva que recebe o nome de Ligadura, que indica que não deve haver interrupção. No exemplo abaixo, vemos dois Compassos iguais, diferenciando apenas a forma escrita.
teoria21
Existe Ligadura de:

1) Valor: união de notas de mesmo valor e altura (dentro de um mesmo compasso)
teoria22
2) Portamento: ligação de notas de alturas diferentes (dentro de um mesmo compasso)
teoria23
3) Frase: notas de diferentes compassos ligadas.
teoria24

COMPASSO

O compasso é indicado por dois números e se repete ao longo do trecho musical, separado por Linhas Divisórias respeitando o tempo da música.
teoria25
O numerador mostra a quantidade de tempos, três no caso acima. E o denominador indica a nota que valerá um (unidade de tempo).
teoria26
Então, teoria27significa que o compasso tem 3 tempos e que a semínima é sua unidade de tempo. O compasso 4/4 pode ser representado por teoria28.

COMPASSO SIMPLES E COMPASSO COMPOSTO

Para ser um Compasso Simples, o numerador deve ser igual à 2, 3, 4, 5 ou 7. E estes números já indicam a pulsação: 2 (binária), 3 (ternária)...5 e 7 são os menos comuns e nesses casos, contamos os tempos usando duas pulsações: 5 (ternária e binária) e 7 (quaternária e ternária)
No caso do Compasso Composto, o numerador tem que ser 6, 9 ou 12. E para saber a pulsação, divide-se o compasso pela fórmula fixa 3/2, por exemplo: 6/8 : 3/2 = 2/4 (portanto, pulsação binária)
teoria29
Abaixo, está o gráfico demonstrativo do movimento da mão quando se está lendo uma música:
(F = Forte, fr = fraco, mf = meio forte)

Intensidades
Binário ( 1 - F, 2 - f )
Ternário ( 1 - F, 2 - f, 3 - f )
Quaternário ( 1 - F, 2 - f, 3 - mf, 4 - f )
teoria30
A unidade de compasso representa uma ou duas notas que preenchem um compasso.
teoria31

LINHAS DIVISÓRIAS

Para tornar a leitura mais fácil e ordenada, separamos os compassos com linhas verticais que recebem o nome de Linhas Divisórias.
Neste exemplo, temos compasso binário em que a unidade de tempo é a semínima e a unidade de compasso, a mínima.
teoria32
Quando há dois pontos e uma linha fina seguida de uma segunha linha grossa, chama-se Retorno (ou Ritornello) que indica volta ao trecho também com o mesmo sinal (porém com os pontos à direita) e sua repetição. O mesmo sinal sem os pontos, é colocado ao final de uma música, indicando seu término.
É muito comum uma música ter o sinal de retorno e então há a repetição antes de se tocar o próximo trecho. Contudo, quando se quer simplesmente separar os trechos (duas partes que não tem nada a ver uma com a outra, indicadas geralmente por A, B, C...etc), usa-se duas linhas finas que recebem o nome de divisão de período.
teoria33

PAUSAS OU FIGURAS NEGATIVAS

Cada figura musical tem seu respectivo símbolo que representa silêncio, são chamadas Pausas ou Figuras Negativas e tem o mesmo tempo que a nota.
teoria34
teoria35

ACIDENTES

As notas podem ser alteradas através de Acidentes.
teoria36
O acidente ocorrente aparece em um determinado compasso e somente irá alterar a nota dentro do mesmo compasso. Este exemplo mostra a nota sol com o símbolo de sustenido, então o sol deve ser tocado meio tom acima e indica que a outra nota sol também. Se caso o segundo sol é que estivesse indicado que é sustenido, então somente esse seria alterado e o primeiro seria natural.
teoria37
Se estiver junto à clave, isso indica que é um acidente fixo, ou seja, a nota será alterada durante todo o trecho musical. No caso abaixo, todos as notas fá e dó ao longo do trecho musical, serão tocadas meio tom acima, exceto quando há o símbolo de bequadro que indica que a nota volta ao seu estado natural. O exemplo também mostra que na música podem haver acidentes fixos e ocorrentes juntos.
teoria38
Os acidentes fixos também são chamados de Armadura de Clave, e seguem uma ordem:
Os sustenidos: (Fá, Dó, Sol, Ré, Lá, Mi, Si)
teoria39
E a dos bemóis, é o inverso: (Si, Mi, Lá, Ré, Sol, Dó, Fá)
teoria40

CLAVE DE DÓ

A Clave de Dó é comumente usada pela viola, e o dó principal é indicado pelo "meio" da clave. Neste exemplo, é o que se localiza na terceira linha.
teoria41

TRINADO

Trinado (ou Trilo) indica a execução alternada da nota (com o símbolo) com sua superior. Rápida ou lenta, a execução deve ser igual e corresponder ao valor da figura, respeitando o compasso.
teoria42

QUIÁLTERAS

Chamamos de Quiálteras os grupos de figuras que modificam os valores padrões. No caso das trêsquiálteras, há 3 figuras substituindo 2 da mesma espécie e das seisquiálteras, 6 substituindo 4 da mesma espécie. O grupo mais comum é a tercina, que tem 3 colcheias.
Por exemplo, em um compasso binário, poderíamos colocar um grupo de 3 semínimas ou 1 tercina e mais 2 colcheias ou uma quiáltera de 6 semicolcheias e mais 4 semicolcheias.
Veja abaixo amostras de como um mesmo grupo pode ser escrito:
teoria43

SÍNCOPE E CONTRATEMPO

Ambos Síncope e Contratempo significam deslocamento de um tempo forte para um tempo fraco do compasso.
A diferença é que o contratempo é precedido e intercalado de pausas.
teoria44
E na síncope (que pode ser regular ou irregular), não. O tempo forte é transferido para a nota no segundo tempo (e prolongada para o terceiro tempo se for o caso, conforme mostra o exemplo abaixo), pois no padrão, o segundo tempo é fraco.
teoria45

NOTAS ARPEJADAS
As notas arpejadas são indicadas com um sinal de ondas na vertical e devem ser tocadas rápida e simultaneamente, como se fossem dominós caindo. Abaixo, temos um exemplo de arpejo do final da peça n01 do livro "Invenção à Duas Vozes" de J.S. Bach.
teoria46

ORNAMENTOS
Os ornamentos dão um ar de graça e beleza à música e são representados por pequenas figuras. Observe na tabela como são escritos e como devem ser executados:
teoria47
teoria48

FERMATA E SINAL DE OITAVA

A fermata ou coroa, é um sinal (escrito com um ponto e um arco em cima ou embaixo) que indica prolongamento (interderminado) do som, à vontade.
E o Sinal de Oitava (8 ou 8va) indica que o determinado trecho, que estiver tracejado, deve ser tocado uma oitava acima ou abaixo (conforme for indicado) do que está escrito.
teoria49

Escalas

O que são escalas?

As oitavas (veja intervalos) são igualmente divididas em doze notas. A escala é uma série de notas selecionadas dentre essas doze. Devemos ressaltar também que a escala é a base de qualquer música, a "régua musical" que permite ao músico construir seu mundo.
Cada uma dessas notas é um grau e cada grau tem seu próprio nome (veja mais adiante), mas é também frequentemente designado por um número romano:
teoria90
Duas escalas são distinguidas uma da outra pelo número de notas que tem e a distância entre seus graus.
Por exemplo, sete diferente escalas podem ser construídas com sete notas naturais.
Cada uma dessas figuras mostra uma ordem característica de tons e semitons. A primeira é uma escala maior, a segunda o terceiro modo gregoriano ou modo Frígio. Esses nomes referem-se à estrutura específica de cada escala.
teoria91

Porém, para que se possa manter a ordem de tons e semitons (conforme mostrado na figura com T e ST), as notas são alteradas através de acidentes. Por exemplo, para se construir uma escala Maior a partir da nota Ré, é necessário alterar o Fá e Dó um semitom acima.
teoria92
Temos então a escala de Ré Maior. Na verdade existem infinitas escalas e podem ser criadas enquanto se está compondo. Compositores tais como Claude Debussy, Olivier Messiaen e Bela Bartok fizeram isso em sua época.

A ESCALA MAIOR

A Escala Maior tem 7 notas que são separadas por um tom, exceto entre os graus III-IV e VII-VIII.
teoria93
A escala maior e a menor (veja mais adiante) são as mais comuns, tem sido usadas pelos últimos 400 anos.
As escalas Maiores tem a sequência (abaixo) de tons (T) e semitons (ST), ou seja, somente entre os graus III pra IV e VII pra VIII é que tem a distância de meio tom, os demais tem 1 tom de distância. Lembrando que, o VII grau é o mesmo que o I (a nota inicial).
teoria94

ESCALA MENOR

Assim como a escala maior, a Escala menor tem 7 notas que são separadas por tons, exceto entre os graus II-III e V-VI que tem meio tom de distância. A escala menor tem 3 tipos:
Pura: mesmos acidentes fixos da sua relativa maior tanto na ascendência como na descendência.
teoria95
Harmônica: tem os mesmos acidentes fixos da sua relativa maior e mais o 7º grau alterado meio tom acima, tanto na ascendência como na descendência.
teoria96
Melódica: tem os mesmos acidentes fixos da sua relativa maior, porém na ascendência tem o 6º e 7º graus alterados e na descendência volta como uma escala pura.
teoria97

RELATIVAS

Para se encontrar a relativa menor de uma escala maior, pode-se contar 3 notas pra baixo a partir do I grau da maior. Exemplo, da escala de Dó, contamos Dó-Si-Lá, então a relativa é Lá menor.
teoria98
Outra maneira de se encontrar a relativa menor da escala maior, é identificando o VI grau.
Exemplo, a escala de Fá Maior, o VI grau de Fá é Ré, então a relativa é Ré menor.
E do contrário, quando se quer encontrar a relativa maior, pode-se contar 3 notas pra cima a partir do I grau da menor. Mas não devemos esquecer os acidentes fixos. Exemplo, a escala de Dó menor, contamos Dó-Ré-Mi, portanto a relativa é Mi bemol, não pode ser de Mi porque na escala de Mi Maior o Dó é sustenido, então teria que ser Dó# menor.

ACIDENTES FIXOS

A escala de Dó maior e suas relativas menores de Lá, não tem nenhum acidente fixo. Mas para se construir as outras escalas, é necessário que se use esses acidentes que aparecem junto da clave, também chamados de "Armadura de Clave". Por exemplo, a escala de Sol Maior tem o Fá#, uma música construída nessa escala, significa que todos os Fás devem ser sustenidos. Se caso a pessoa queira que algum Fá seja natural, então deve colocar o sinal de bequadro (veja em acidentes) ao lado da nota.
Os acidentes fixos existem para que não seja necessário escrever tantas vezes o mesmo acidente, e deve ser colocado entre a clave e os números que indicam o compasso.
teoria99
As escalas com sustenidos são as seguintes:
teoria100
E as escalas com bemóis são:
teoria101

IDENTIFICANDO ACIDENTES FIXOS

Cada acidente fixo está relacionado à uma escala maior e sua relativa menor. Com prática, é possível memorizar os acidentes de cada escala. Lembre-se que a ordem dos sustenidos é Fá, Dó, Sol, Ré, Lá, Mi, Si e a dos bemóis o inverso Si. Mi, Lá, Ré, Sol, Dó, Fá.
Eis aqui duas maneiras de se identificá-las:

Sustenidos
Observa-se o que fica na frente e conte uma nota acima. Por exemplo, o acidente fixo é Fá, a nota seguinte é Sol, então é escala de Sol Maior.
Ou senão, pode-se pensar assim: o sustenido da frente é o Fá, a nota que está meio tom acima de Fá# é o Sol, portanto, escala de Sol Maior. Observe esses outros exemplos:
teoria102
Bemóis
Com exceção da escala de Fá Maior que tem somente o Sib, observe o bemol que fica na frente e o de trás. Exemplo, os bemóis são Si, Mi, Lá, Ré. O Ré é o da frente, o de trás é o Lá, então é uma escala de Láb Maior.
Ou senão, pode-se contar a quarta nota abaixo, a partir da nota que é bemol na frente. O mesmo citado acima, Si, Mi, Lá e Ré. O Ré é o da frente, então conta-se Ré-Dó-Si-Lá, portanto escala de Láb Maior.
Outros exemplos:
teoria103

CONSTRUINDO ESCALAS MAIORES

Ao construir as escalas maiores, é importante lembrar a ordem de tons e semitons entre os graus:
teoria104
As figuras abaixo mostram a construção de escalas com acidentes a partir da escala de Dó Maior, sempre seguindo a ordem da distância que as notas devem ter (mostrada acima).
Isso é apenas uma demonstração, não se esqueça que se você for escrever uma escala à parte, deve colocar os acidentes fixos ao lado da clave.
Primeiramente, traçamos uma linha no meio, e então temos 4 notas de cada lado, dois tetracordes. Parase encontrar as escalas com sustenidos, passamos as notas do 2º tetracorde para o primeiro lado da pauta seguinte e completamos o segundo lado com as 4 notas acima:
teoria105
No caso dos bemóis, passamos o 1º tetracorde para o segundo lado da pauta seguinte e completamos o primeiro lado com as quatro notas abaixo:
teoria106

NOMES DOS GRAUS

Além de referirmos aos graus das escalas maiores e menores por números romanos, os seguintes nomes também podem ser usados. A tabela em cinza indica os termos atuais, em que nomes se repetem.
A tabela em azul mostra os termos tradicionais, com nomes diferentes.
teoria107
teoria108

TONALIDADE

O conceito de tonalidade surgiu durante o período renascentista e foi estabelecido durante o período Barroco, é relacionado ao uso de escalas maiores e menores.
Quando uma peça é construída em uma dessas escalas, a tônica da escala se torna o tom central. A peça então está na tonalidade dessa escala.
Em peças musicais Barrocas, Clássicas e Românticas, o acidente fixo significava o tom principal. Contudo,númeras modulações (mudanças momentâneas de tons) ocorriam durante a peça.
Acordes (principalmente acordes de sétima) e harmonia ajudam a definir tonalidade e processo de modulações. Um exemplo, é o campo harmônico, que é uma série de acordes que se formam em determinada escala harmonizando uma música feita naquela tonalidade.

MODOS GREGORIANOS

Modos Gregorianos foram usados durante a Idade Média e o Renascentismo.
Progressivamente, tornaram-se nossas escalas maiores e menores. O número de modos varia de acordo com o período e visão dos teoristas, mas no geral, oito modos gregorianos foram identificados.
Modos Gregorianos tinham um final, uma nota na qual a melodia terminava e na qual era baseada. Sua função era similar à que tem a tônica em escalas maiores e menores. E também tinham uma dominante que era a nota sobre a qual havia muita insistência durante a melodia.
Modos são dividos em duas categorias: autênticos e plagais. Cada modo plagal é associado com um autêntico. Ambos tem as mesmas notas e o mesmo final. A diferença entre o modo autêntico e sua plagal relativa está na natureza da nota dominante e na extensão.
Teóricos em Canto Gregoriano associam os números I, III, V e VII à modos autênticos. A relativa plagal aos números II, IV, VI e VIII. Ou seja, a relação é I-II, III-IV...etc..
Alguns teóricos usam nomes gregos tais como Dórico, Frigio, Lídio e Mixolídio para se referir aos modos autênticos I, III, V e VII respectivamente. E para os modos plagais, o prefixo hipo é adicionado ao nome da relativa autêntica: modo II torna-se modo Hipodórico, IV o Hipofrigio..etc..
Esses modos foram esquecidos por vários séculos. Contudo, variações tem surgido e usados novamente na música Clássica e também no Jazz. Abaixo estão os modos gregorianos. Finais estão indicados com a letra F e dominantes com D.

Modos Autênticos
teoria109
Modos Plagais
teoria110

MODOS DE JAZZ

Esses modos, que são variações dos modos gregorianos, são usados hoje em dia no Jazz e foram usados no fim do século passado por compositores tais como Claude Debussy.
Alguns desses modos tem sobrevivido dentro da música folk em algumas regiões, este é o caso do modo Frigio na música em Andaluzia (Espanha).
teoria111
teoria112
teoria113

ESCALA PENTATÔNICA

Conforme o nome diz, Escalas Pentatônicas são formadas de cinco tons (do grego "pente"). Essas escalas são muito usadas em música folk em vários países. Compositores clássicos como Claude Debussy e Maurice Ravel usaram em suas peças também.
Apesar de que qualquer escala formada de cinco tons pode teoricamente ser chamada de pentatônica, as formas mais comuns são as seguintes:

1) Dó-Ré, 2) Ré-Mi, 3) Mi-Sol, 4) Sol-Lá, 5) Lá-Dó
teoria114

ESCALA CROMÁTICA

Na Escala Cromática, as notas são separadas umas das outras por um semitom.
teoria115

ESCALA DE TOM INTEIRO

Nas Escala de Tons inteiros, as notas são separadas uma das outras por um tom. Isso se destaca no trabalho de Debussy.
teoria116

A ESCALA DIMINUTA

Na Escala Diminuta, a distância entre as notas pode ser de um tom ou meio tom. O termo diminuta vem do fato que os graus I, III, V e VII formam um acorde de sétima diminuta.
teoria117

Acordes

O QUE É UM ACORDE?
Três ou mais notas tocadas simultaneamente, formam um acorde. A nota sobre a qual o acorde é formado, é chamada de fundamental. As outras notas são chamadas pelo grau que são em relação à fundamental, respeitando a respectiva escala. Neste exemplo, temos um acorde de Dó Maior, Mi é o terceiro grau e Sol é o quinto grau.
teoria118
Para identificação dos acordes, são usadas as Cifras C, D, E, F, G, A e B
teoria119
Que correspondem às notas Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si
teoria120
Exemplos de Acordes da Escala de C (Dó) Maior
Um acorde terá no mínimo três notas. As alterações ou adições são indicadas ao lado da cifra. Eis abaixo, alguns dos acordes mais comuns e usados da escala de Dó Maior:
teoria121
C (somente a tríade, sem nenhuma alteração ou adição)
Cm (m de menor que indica que o 3º grau deve estar um semitom abaixo)
C7+ (a tríade e mais o 7º grau do jeito que está na escala)
C7 (ou 7-, mostra que significa a tríade mais o 7º grau um semitom abaixo)
Cm7 (ou Cm7-: a tríade mais o 7º grau, porém o 7º e o 3º graus um semitom abaixo)
C6 (a tríade mais o 6º grau do jeito que é na escala)
C5+ (a tríade com o 5º grau um semitom acima)

Exemplo no Curso de Teclado - teoria122
A cifra pode estar acompanhada de um destes símbolos acima.. Ambos indicam que o acorde tem a tríade e mais o 7º grau. A diferença é que no caso do diminuto, deve-se abaixar meio tom no 3º e 5º graus e 1 tom no 7º. No caso do meio diminuto, abaixa-se meio tom tanto no 3º, 5º e 7º graus.

INVERSÕES

Um acorde está na posição fundamental quando a nota principal (fundamental) é a mais baixa. Na primeira inversão, a nota mais grave é a terceira e na segunda inversão é a quinta. No seguinte exemplo, vemos a tríade de C na posição original e em duas inversões respectivamente:
teoria123
Quanto mais notas o acorde tiver, mais inversões terá. Neste exemplo, vemos um acorde de G7 (que indica a tríade + o 7º grau um semitom abaixo do que é na escala) e as inversões:
teoria124

TRÍADES

Tríades são acordes formados de três notas (1º, 3º e 5º graus) e podem ser maiores, menores, aumentadas ou diminutas. Os exemplos seguintes mostram a estrutura de cada um desses:
Tríades Maiores: 1º, 3º e 5º graus do jeito que são na respectiva escala (ou relativo à intervalos, tem a Terça maior e quinta justa)
teoria125
Tríades menores: 3º grau um semitom abaixo e 1º e 5º do jeito que são na respectiva escala (ou sobre intervalos, tem a terça menor e quinta justa)
teoria126
Tríades diminutas: 1º grau do jeito que é na escala, 3º e 5º graus um semitom abaixo (ou relativo à intervalos, tem a terça menor e a quinta diminuta)
teoria127
Tríades aumentadas: 1º e 3º graus do jeito que são na respectiva escala e 5º grau um semitom acima (ou relativo à intervalos, tem a terça maior e quinta aumentada)
teoria128

TRÍADES EM ESCALA MAIORES

O seguinte exemplo mostra tríades que se formam usando notas de uma escala Maior:
teoria129
Em todas as escalas maiores, as tríades formadas nos 1º/4º/5º graus são Maiores. As formadas nos 2º/3º/6º graus são menores e as no 7º grau são diminutas.

TRÍADES EM ESCALAS MENORES

A variedade de tríades em escalas menores é maior, pois há 3 tipos: pura, harmônica e melódica.
Tríades em uma escala menor Pura
teoria130

Tríades em uma escala menor Harmônica
teoria131
Tríades em uma escala menor Melódica
teoria132
TRÍADES E GRAUS DAS ESCALAS

A seguinte tabela mostra os graus da escala onde encontramos cada tipo de tríade:
teoria133
Sabendo o tipo de tríade formada em cada grau da escala, pode ajudar muito a identificar tríades.

IDENTIFICANDO TRÍADES

Identificando tríades rapidamente e com precisão é um requerimento essencial se caso você queira poder analisar e entender a música que está interpretando ou que estiver ouvindo.
Então, é importante desenvolver essa habilidade que envolve também a identificação de intervalos intervalos, principalmente terças e quintas.
Usando seu conhecimento sobre intervalos, você pode identificar tríades rapidamente. Uma maneira de fazer isso é classificar a terça e então a quinta. A seguinte tabela mostra a combinação dos intervalos característicos de cada tipo de tríade:
teoria134
teoria135
Pode-se também identificar duas terças que constroem o acorde. A tabela abaixo mostra a combinação dos intervalos característicos de cada tipo de tríade.
teoria136
teoria137
Alternativa para Identificação de Tríades

Acorde D ou Tríade Maior de D (Ré). Aqui, o acidente fixo indica escala de Sol Maior. O acorde é formado no quinto grau da escala. Concluimos que são tríades maiores, pois são construídas no quinto grau de escalas maiores.
teoria138
Acorde Cm (tríade de C com o terceiro grau meio tom abaixo) ou tríade menor de Dó. Neste exemplo, o acidente fixo é da escala de Sib Maior. O acorde é formado no segundo grau. Tríades construídas no segundo grau de escalas maiores são sempre tríades menores.
teoria139
Acorde de C# ou Tríade Maior de C#. Neste caso, há duas maneiras de se identificar:
1. Observe que o acidente fixo é da escala de Lá Maior. Tríade construída no terceiro grau de escala maior é uma tríade menor. Contudo, neste caso, a terça do acorde é uma terça maior (pois Mi é sustenido na escala de C#). Portanto, é uma tríade maior.
2. Ou pode-se considerar os acidentes fixos como da escala de F# menor. E# é característico de escalas menores harmônicas e melódicas. Portanto, em ambos os casos, o acorde construído no quinto grau é maior.
teoria140

ACORDES DE SÉTIMA

Adicionando-se uma terça à qualquer tríade, obtemos um Acorde de Sétima. Este acorde é chamado assim porque forma um intervalo de sétima em relação à fundamental.
Acordes de Sétima podem ser constuídos em cada um dos graus das escalas maiores e menores e identificados analisando-se a tríade e o intervalo de sétima que formam o acorde.
Os exemplos a seguir, mostram a estrutura dos acordes de sétima mais comuns:
teoria141
teoria142
teoria143
teoria144

A ORIGEM DOS NOMES DOS ACORDES
teoria145
Conforme mostrado nesta tabela, sétimas dominantes são chamadas pelo nome do grau da escala em que são formadas. O nome dado à maior, menor e sétima diminuta é determinado pelo tipo de tríade e intervalo de sétima em que são construídas.

ACORDES DE SETIMA EM ESCALAS MAIORES

Esses são os acordes de sétima que podem ser formados usando-se uma escala Maior:
teoria146
ACORDES DE SÉTIMA EM ESCALAS MENORES

Como há três tipos de escalas menores (puras, harmônicas e melódicas) há uma maior variação de acordes de sétima nessas escalas.

Acordes de Sétima em escala menor pura
teoria147

em escala menor melódica
teoria148
Nas escalas menores harmônicas e melódicas, há dois tipos de sétimas que não correspondem à nenhum nome aceito porque não são usados na música tradicional com frequência. Nesses casos, o tipo de tríade e intervalo de sétima são usados para classificação. Mais tarde, o nome sétima aumentada foi usado para o acorde formado por uma tríade maior e uma sétima maior. Contudo, a maioria dos que estudam harmonia não adotaram este termo.

ACORDES DE SÉTIMA E GRAUS DAS ESCALAS

Esta tabela mostra os graus das escalas onde podemos encontrar cada tipo de acordes de sétima.
teoria149

IDENTIFICANDO ACORDES DE SÉTIMA

Há várias maneiras de se identificar acordes de sétima. Primeiro, a tríade e o intervalo de sétima que formam o acorde podem ser identificados. Para que se possa usar esse método, a estrutura de cada tipo diferente de acorde de sétima deve estar em mente:
teoria150
Por outro lado, o tipo de acorde pode ser identificado observando-se os acidentes fixos e o grau em que o acorde é construído:
teoria151
Sétima Dominante. Os acidentes fixos indicam escala de Ré Maior e o acorde é construído no quinto grau. Na escala maior, o acorde de sétima dominante é construído no quinto grau.

ACORDES DE NONA

Um acorde de nona é criado adicionando-se uma nona ao acorde de sétima.
Os mais comuns são construídos no grau dominante de escala menores assim como escala maiores.
Como é maior em escala maior e menor em escala menor, são chamadas de nona dominante maior e nona dominante menor.
teoria152
Nonas também podem ser construídas em sétimas maiores e sétimas menores:
teoria153
O acorde de nona aumentada é obtido adicionando-se um intervalo de nona aumentada à um acorde de sétima dominante. Em muitos casos, o intervalo de nona é simplificado enarmonicamente. Então, o acorde torna-se uma nona dominante com uma terça maior e menor:
teoria154
Conforme aparece nas antigas obras de Chopin, esse acorde é encontrado na forma de um arpejo. Geralmente, esse acorde não é mencionando em discussões sobre harmonia.
teoria155

ACORDES DE DÉCIMA PRIMEIRA E TERCEIRA

Além de adicionar sétimas e nonas às tríades, é possível continuar adicionando intervalos de décima primeira e terceira. Uma tríade para a qual a sétima, nona, décima primeira e terceira são adicionadas, terão as 7 notas de uma escala:
teoria156
Devido à intensidade do som, uma ou mais notas são geralmente eliminadas desses acordes. É também comum eliminar a terceira nota, particularmente em acordes de décima primeira. A figura a seguir mostra esses acordes na peça de Claude Debussy chamada "La fille aux cheveux de lin".
teoria157
Acorde de Gb 7ª dominante com 9ª (Ab), 11ª (Cb) e 13ª (Eb)

ACORDES DE QUINTA AUMENTADO E DIMINUTO

A quinta é geralmente elevada e/ou abaixada em tríades maiores e acordes de sétima dominante:
teoria158

ACORDES DE SEXTA AUMENTADO

Há pelo menos três tipos de sexta aumentada: a italiana, a francesa e a alemã. Esses acordes são geralmente usados para se alcançar o acorde dominante ou da tônica em segunda inversâo quando se executa uma cadência em escalas maiores e menores.
A Sexta Italiana
O acorde de sexta italiana é formado no quarto grau geralmente na primeira inversão. A fundamental é elevada meio tom criando um intervalo de sexta aumentada com o baixo.
(Sexta Italiana, Lá menor)
teoria159
No caso de escala maior, a terça do acorde deve também ser alterada e então terá as mesmas alterações como na escala menor. O acorde é dito tirado da escala menor. Isso também se aplica à outros acordes de sexta aum. e sexta napolitana.
(Sexta Italiana, Lá Maior)
teoria160
A Sexta Francesa

O acorde de sexta francesa é formada no segundo grau. É um acorde de sétima. Comumente usado na Segunda inversão. Sua terça é elevada meio tom para se construir um intervalo de sexta aumentada com o baixo:
teoria161
A Sexta Alemã

O acorde de sexta Alemã é construído no quarto grau. É um acorde de sétima usado na primeira inversão. A fundamental é elevada meio tom para criar-se um intervalo de sexta aum. com o baixo:
teoria162

ACORDE DE SEXTA NAPOLITANO

O acorde de sexta napolitana é construído no 2º grau das escala maiores e menores. Geralmente, é usado na 1ª inversâo. Sua fundamental é abaixada meio tom. É usado para alcançar o acorde dominante ou da tônica na segunda inversâo quando se executa uma cadência:
teoria163
Quando se usa um acorde de sexta napolitana em escala maiores, a quinta deve ser abaixada meio tom para obter-se os mesmos acidentes do acorde como em escala menor.
teoria164

ACORDES E AS SÉRIES HARMONICAS

Em seu livro "Traité d'analyse harmonique", o musicologista Jacques Chailley, diz que é errado explicar a formação de acordes pela superposição de terças. De acordo com ele, a formação dos acordes segue as séries harmônicas inconscientemente.
As séries harmônicas é um fenômeno físico que explica o timbre dos instrumentos dentre outros aspectos. Quando você ouve um som, não está somente ouvindo esse som como também uma série de sons entitulados harmônicas superimpostas nesse som. Quando Dó é a nota base, a ordem das harmônicas é a seguinte:
teoria165
Assim é como acordes são criados em séries harmônicas. Tríades surgem com harmônica 4, acordes de sétima com harmônica 6 e acordes de nona com harmônica 8. Jacques Chailley argumenta que tríades e outros acordes são formados pela superimposição das harmônicas das séries na nota fundamental: 1 à 4 em caso de tríades, 1 à 6 em caso de acordes de sétima e 1 à 8 em caso de acordes de nona.
Apesar que as idéias de Chailley são válidas, é conveniente manter em mente que acordes são criados pela superposição de terças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário