domingo, 15 de julho de 2012

EXERCÍCIOS DE MEMORIZAÇÂO faça continuação9 boa sorte


EXERCÍCIOS DE MEMORIZAÇÂO
1. Numa folha pentagramada, escreva todas as escalas maiores;
2. Ótimo! Agora escreva a escala relativa menor de cada uma das escalas.
3. Fez isso? Agora jogue fora essa folha de papel!
4. Numa folha pentagramada, escreva todas as escalas maiores;
5. Ótimo! Agora escreva a escala relativa menor de cada uma das escalas.
6. Isso é só o começo. Você deve fazer esse exercício muitas e muitas vezes.
7. Agora inverta o processo. tendo as escalas maiores escritas e as menores, siga as regras e obtenha a
relativa maior de cada uma das escalas maiores.
8. Refaça esse exercício também um bom número de vezes, de p´referência em dias diferentes e o melhor,
sem consulta. Isso não ajudará. Faça com o que já sabe e só depois de terminado, recorra ao que já fez e
veja se, e quanto acertou.
Lembre-se! Você é o seu juiz. Se você "trapacear", o único prejudicado será você mesmo, e não é isso que
desejamos. Portanto, seja justo com você mesmo e se dê um aprendizado consistente e consciente. Por difícil que
possa ser, você colherá os louros da vitória! Não se preocupe com o tempo de aprendizado. O importante é você ter
o conhecimento. O que você deseja vem naturalmente.
Estude bastante este artigo, pois ele será base dos próximos sobre o modo menor.
Bom pessoal, se até agora tem sido fácil, ótimo! Se não tem sido, não se desespere e tampouco desista. Se os
modos vem se mostrando num tormento, esta é mais uma oportunidade para que você reveja os conceitos
relacionados ao modo maior e mais diretamente o modo menor.
Este assunto requer uma perfeita compreensão, antes que o próximo passo seja dado.
São muitos conceitos, graus, variações que estamos vendo quase simultaneamente, que qualquer dificuldade pode
transformar-se em motivo de desestímulo, e não é isso que desejamos. Não é necessário manter o ritmo que
adotamos para publicação dos artigos. Eles devem ser seguidos à medida em que sinta-se seguro e convicto de que
assimilou o que foi passado. Por essa razão, sempre enfatizamos para que faça revisões periódicas e assim ir
aglutinando os conhecimentos e tornando-os uma nova e fluente língua a você. Pois bem, então vamos jogar mais
um pouco de água na fervura.
Na prática, o modo menor se desdobra em três escalas: a natural, que vimos no artigo anterior, na harmônica, que
será alvo deste artigo e na melódica, assunto do próximo artigo.
Vimos que a escala menor natural temos mesmos acidentes da sua escala relativa maior e aproveitamos para dizer
que é a mais antiga forma de escala menor.
A escala menor harmônica se forma a partir da natural!
No fim do século XVI e início do século XVII, surgiu a harmonia e imediatamente passou a ter muita importância,
com o encadeamento dos acordes.
Para que o modo menor servisse à harmonia com o mesmo status do modo maior, foi incluído um semitom entre os
graus VII e VIII também. Para isso, foi necessário que o grau VII da escala menor natural, fosse elevado em um
semitom e por causa dessa origem, a nova escala menor recebeu o nome de menor harmônica.
Escala menor natural no alto e menor harmônica abaixo.
Na figura acima podemos notar no alto a escala de lá menor natural e abaixo a escala de lá menor harmônica, com
o VII grau aumentado em um semitom. Note também que entre os graus VI e VII passou a existir um tom e meio
(difícil de reproduzir), e entre o VII e VIII um semitom. No próximo artigo esse detalhe fará a diferença.
IMPORTANTE: A armadura da escala menor harmônica é a mesma da escala menor natural e o aumento de um
semitom, no grau VII que é ocorrente

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