quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Instrumentos de Metais


METAIS
Instrumentos que consistem de um tubo de metal terminado numa campana ampla. Usam mecanismo de válvula ou acoplamento que alteram a extensão do tubo e ampliam seu alcance. A coluna de ar é impulsionada pela vibração dos lábios contra um bocal em funil ou taça. As características do som em parte resultam do comprimento da coluna de ar, bem como da forma e tamanho do bocal de campana.
Embora possam ser tocados com sutileza os metais são amiúde usados para efeitos pujantes e dramáticos
TROMPA FRANCESA
A coluna de ar da trompa moderna é em geral cônica e tem três ou quatro válvulas rotatórias, acionadas com a mão esquerda, à direita podendo fazer a surdina (técnica que muda o som do instrumento). A maioria das trompas simples é afinada em fá ou uma combinação de fá e si bemol. Trompista às vezes se especializam nas artes agudas ou graves. A trompa natural era usada para sinalização na caça. Antes das válvulas a surdina era o único recurso que se tinha pra tirar notas fora da série harmônica.
TROMPETE
A coluna de ar do trompete de orquestra é em parte cilíndrica em parte cônica. Tem três válvulas, que abaixam a altura em um sem tom, um tom inteiro ou uma terça menor. Vários tamanhos de trompete mais comum: dó, ré e si bemol, facilitam a execução de partes mais agudas ou graves. Surdinas na campana alteram o timbre.
TUBA
Os instrumentos dessa família (incluindo os eufônios, Sousa fones e bombardino) têm colunas de ar amplas e cônicas e formam o baixo da seção de metais. Há diferentes formas e tamanhos de tuba. Exige grande capacidade respiratória, mas menos pressão de ar que instrumentos menores.
TROMBONE

Instrumentos de Madeira


Os sopros de madeira derivam das flautas rudimentares e podem ser fabricadas em ampla variedade de materiais. Muitos produzem seu som por meio  de uma palheta vibratória. Compõem famílias,  com versões maiores ou menores do principal instrumento orquestral, acrescentando uma  profusão de cores à sonoridade da  orquestra. A seção de madeiras padrão da orquestra moderna compreende duas flautas, Piccolo, dois oboés, corne inglês dois clarinetes, clarone, dois fagotes e contra fagote. Em certas obras, os compositores podem solicitar madeiras adicionais, como saxofones  e clarinetes menores e de  alcance mais alto.
Palheta Simples
Usam cana do reino, são presas por uma braçadeira  e dispostas contra o lábio inferior do executante. O clarinete pode produzir uma gama ampla de timbres O saxofone por vezes integra a orquestra, mas hoje é mais comum nas bandas de jazz e sopros.
Palhetas Duplas
As famílias do Oboé e do Fagote têm colunas de ar crônicas e uma palheta dupla feita de duas peças de junco goivadas e presa face a face, escorada entre os lábios. O oboé soprano é em geral usado em melodias proeminentes, e requer significativo volume de pressão de ar para soar de maneira adequada. A voz tenor do corne inglês é popular como instrumento solo, por ser um som de grande qualidade. Tenor e baixo das madeiras, o versátil fagote tem uma coluna de ar voltada sobre si mesma. O grande contra fagote dá um baixo profundo à seção.
Flautas o ar é acionado pelo sopro no buraco da embocadura. Em geral a voz mais alta das madeiras, a flauta tem também o registro grave mais suave. O Piccolo pode insinuar-se na textura orquestral, com grandes efeitos.